sábado, 6 de novembro de 2010

Protocolado Entrevista: Pati Amoroso.


 Atriz e cantora, tendo estudado com Bruce McDonald. Formou-se em Teatro Musical no curso intensivo do NYFA e o de coaching com VP Boyle. Estudou jazz, ballet, sapateado americano e irlandês no Brasil e, no BDC-NY, com profissionais da Broadway, Patrícia Amoroso estreia sua primeira megaprodução, "Mamma Mia!". 

Em entrevista ao Protocolado, Pati nos conta os detalhes das audições e fala sobre a escolha de ser atriz. 

Acompanhe a entrevista: 

Protocolado - Como é atuar ao lado de Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos uma vez que ambos são considerados atualmente os maiores nomes do Teatro Musical brasileiro?
R: É uma honra trabalhar com esses dois atores tão talentosos. Eu já havia conhecido o Saulo em um curso de musical (Circuito Broadway) alguns anos atrás. Ele sempre foi muito fofo comigo, quando entrei no Mamma Mia! sabia que iria ter uma relação bem gostosa com ele. Kiara foi uma surpresa maravilhosa, eu a conhecia só de nome, mas sabia que teríamos muito em comum pela nossa formação. Quando nos encontramos pessoalmente vi que estava certa! Os dois me tratam realmente como uma filha e com toda paciência e humildade me passam o conhecimento da longa carreira que carregam.
Além desses dois grandes veteranos do teatro, também tenho a honra de dividir o palco com outros atores de grande porte como Andrezza Massei, Rachel Ripani, Cleto Baccic, Carlos Arruza entre outros. É uma maravilha de elenco!
 Protocolado -Como aconteceu o processo de estudos para as audições de “Mamma Mia”? Você esperava ser escolhida para o papel?

R: As audições começaram no ano passado. Foi a primeira vez em que eu subi no palco do Teatro Abril, lembro de chegar em casa e falar pra minha mãe “já posso dizer que cantei no palco to Teatro Abril”, a emoção já começou ali. Eu havia preparado somente uma musica (uma das minhas favoritas da Broadway) com o meu professor de canto Bruce Mcdonald. Estudamos os 32 compassos que queria cantar e fizemos os cortes necessários. Recebi um e-mail após algumas semanas dizendo que havia sido selecionada para os testes do próximo semestre. Assim, em 2010, já como Chanel (em “Bark! Um Latido Musical”) fui chamada para as audições em frente a banca americana. Após um longo processo de duas semanas fui escolhida para fazer o papel da Sophie.
No último teste para os americanos tive que cantar uma das musicas do espetáculo já traduzida, fui obrigada a recomeçar 3 vezes pois não tinha decorado a letra direito... isso acabou me deixando sem esperanças de conseguir o papel, mas depois de alguns dias na expectativa recebi a ligação!! Foi uma festança!
Protocolado - “Mamma Mia” lhe traz uma grande responsabilidade, principalmente por ser baseado em canções do Abba, sucesso Mundial na década de 70. Foi difícil lidar como essa cobrança por parte do público e crítica?
R: Por essa peça já ter rodado o mundo todo, e tido um imenso resultado com as versões em cada país, sabia que não seria nada diferente aqui no Brasil. A cobrança por parte do público realmente existe pois os amantes do ABBA resistem em aceitar que essas canções pudessem manter seu valor mesmo não sendo em inglês, mas Claudio Botelho fez um excelente trabalho e acredito de coração que todas as traduções terão o sucesso esperado. Como fui alfabetizada primeiro em inglês, creio que se tivesse algo a estranhar seria a primeira a falar, mas posso dizer que a sonoridade das musicas do grupo estão sendo muito respeitadas, e para agradar os fãs fechamos o espetáculo com um pot-pourri incrível, todo em inglês. Quanto à critica, teremos a resposta somente com o decorrer da temporada, mas com as respostas que temos obtidos do público dos ensaios abertos estamos bem confiantes!
Protocolado -O que você espera para a estreia oficial que ocorrerá no dia 11 de Novembro?
 R: Eu espero que o elenco esteja muito confiante, com muita animação, afinação e boa energia! Espero ver toda a platéia dançando e cantando loucamente no final! Espero muitos aplausos, risadas e lágrimas de felicidade. 
Protocolado -Quando decidiu ser atriz e qual o papel de sua família na decisão?
R:  Quando eu tinha 3 anos de idade eu já ficava em pé na mesa da sala da minha avó e cantava músicas da Disney, eu fui crescendo e continuei me interessando pela interpretação, porém nunca achei que fosse fazer disso minha profissão. Quando minha avó falou que eu deveria deixar de pensar em ser médica e seguir a carreira, olhei pros meus pais esperando risadas e bufadas, mas não foi nada disso, muito pelo contrário, os dois concordaram plenamente com a sugestão! Assim, conheci o Bruce Mcdonald, meu mentor, e fui sendo treinada e dirigida por ele em grandes produções de musicais como “A Funny Thing Happened on The Way to the Forum”, “Cabaret”, “Fools”, etc... Minha família toda me apoiou na decisão, o mais importante para eles é que eu continue sempre estudando, e é exatamente isso o que faço.
Protocolado -  Em “Mamma Mia” você é quem faz a abertura, ou seja, o primeiro contato do público com o espetáculo é feito por você. Como você encara isso já que faltam pouquíssimos dias para a estreia?
 R: Fiquei um pouco nervosa na abertura do primeiro ensaio aberto, tanta expectativa do público e aquele sentimento no coração de querer agradar todo mundo, mas a partir da segunda musica até hoje não fiquei mais nervosa. Amo estar no palco e quanto mais gente sorrindo pra mim, melhor! No dia da estréia vou estar praticamente abrindo as cortinas para começar o espetáculo e mostrar a todos o quão lindo está o espetáculo.
Protocolado - Como uma grande fã de musicais, quais são os seus favoritos?
R: Sou VICIADA em musicais! É muito difícil escolher os meus favoritos, pois estou sempre mudando, mas dos musicais recentes: Jersey Boys, A Little Night Music, Drowsy Chaperone, Legally Blonde, e claro, Wicked.
Protocolado -Quais os cuidados com a voz e com o corpo você tem tido antes e após as apresentações?
R: Eu sempre faço os alongamentos necessários antes e depois do show. Como o palco é inclinado, a coreógrafa da Broadway, Janet, ensinou como se cuidar pra não ter lesões musculares. Nos Estados Unidos, todos levam muito a sério o “voice therapy”; todos os professores de canto dão exercícios não só pro canto mas também pra voz falada. Aqui nós ainda não temos muito esta cultura, mesmo assim, faço sempre os exercícios que aprendi, além dos cuidados constantes: não bebo, não fumo, não como nada com lactose, não sou muito de sair pra bares/baladas (só de vez em quando, é necessário, ninguém é de ferro né?) então tenho muito cuidado pra não ficar com a voz cansada. Faço uma naso-laringoscopia de check-up a cada 6 meses pra manter a corda bonita e saudável. Cada um tem o seu jeito de se cuidar, eu sou muito “nerd” com essas coisas então me agrado sabendo que estou me cuidado ao máximo.
Protocolado - Você acha importante profissionalizar-se independente do talento?
 R: Sim, acho extremamente necessário fazer um curso de formação. Eu aprendi que o ator nunca deve parar de estudar, ele sempre precisa procurar cursos para expandir o conhecimento. Talento é necessário, mas não adianta nada se não tiver técnica. 
Protocolado - Toda a sua formação em Teatro Musical foi feita em outros países. Você acredita que no Brasil há instituições capazes de formar atores para musicais capacitados para atuar em grandes produções?
 R: O Brasil está crescendo muito nesse “ramo”, fiz vários cursos aqui como “Circuito Broadway”, “Macunaíma”, “Escola 4ACT”, que recomendo para quem tiver interessado em exercer esta área da arte musical. Acho que ainda precisamos de mais cursos voltados para o teatro musical, que foquem tanto na atuação quando na dança e no canto. Vejo que o mercado brasileiro precisa desenvolver mais o “ator-cantor” pois no mercado o que mais se vê são cantores somente, bailarinos, ou atores. Vejo com o Mamma Mia! que rapidamente o mercado está se adaptando a essas exigências. 
Protocolado - Quais as dicas que você daria para quem deseja iniciar uma carreira no Teatro Musical ?
R: Estude, muito. Faça aulas de canto (lírico, speech-level singing, e belting), dança e interpretação. Observe o mundo e como as pessoas ao redor agem, pois você representará este universo. Estude a história do teatro musical e do cinema pois tudo se entrelaça. Não deixe de cuidar da voz, do corpo, e da mente. Ame o que faz e nunca desista!

Protocolado - Agradecemos a atenção da assessora Márcia Stival e da disponibilidade e simpatia da querida Pati Amoroso, torcemos para que a temporada seja de grande sucesso. "Mamma Mia!" estreia dia 11 de Novembro no Teatro Abril em São Paulo. Trata-se de um trabalho muito bem feito e com um elenco talentosíssimo. Compre seu ingresso AQUI !  
 













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !