terça-feira, 30 de novembro de 2010

Camilla Camargo - Especial Vencedores

Reprodução/Blog

Trabalhou com grandes nomes como Wolf Maia e Fernanda Chamma, atuou em diversos segmentos do Teatro, Camilla Camargo é vencedora de nossa enquete pela segunda vez consecutiva, em Setembro foi eleita Atriz Revelação e em Outubro Melhor Atriz de Musicais, concorrendo com nomes já consagrados, a exemplo de Totia Meireles. 

Camilla, como a maioria já sabe, é filha do cantor Zezé di Camargo, fato que segundo ela mesma, lhe teria rendido uma cobrança maior, porém a atriz, cantora e produtora soube lidar muito bem com tais peculiaridades, tendo uma atuação bastante elogiada no espetáculo Zorro - O Musical

Estudou na American Heritage School (FL - USA), onde aprendeu inglês e espanhol. Formou-se em Rádio e TV na FAAP e se profissionalizou como atriz na Escola de Atores Wolf Maya. Em “O Musical dos Musicais” (2005) com direção de Wolf Maya fez sua estreia no teatro. De lá pra cá, encenou “Um Encanto de Natal” (Dir. Sérgio Tadeu), “É Batata” (Dir. Olair Coan), “Making Musicals” (Dir. Hudson Glauber), “On Broadway” (Dir. Radamés Berni) e “Only Broadway (Dir. Fernanda Chama). Atuou na novela “Revelação” (SBT) e no Média-metragem “Peter’s Friends” (Dir. Hudson Glauber). 

Os próximos trabalhos de Camilla Camargo incluem um curta metragem com textos de Célia Forte e direção de Tocha Alvez. 

E não é que o sobrenome Camargo nasceu pra fazer suceso? É exatamente isso que nós do Blog Protocolado desejamos a ela que nos encantou nos palcos do Teatro das Artes (Shopping Eldorado), mais importante do que a técnica é a energia que uma atuação nos tráz, afinal essa é a função da arte. 







segunda-feira, 29 de novembro de 2010

"Aladdin - O Musical " chega ao Teatro Bradesco em curtíssima temporada

Ronaldo Aguiar/Divulgação

Com um elenco de 20 atores, cantores, bailarinos e uma equipe de quase 80 profissionais de altíssima qualidade.  Entre as criações durante o show estão: efeitos especiais surpreendentes, telões que se modificam constantemente com imagens de alta definição, grandiosos cenários e adereços. Serão mais de 300 peças de figurinos luxuosos, 20 trocas de cenários, coreografias extasiantes e canções emocionantes criadas especialmente para esta inédita versão, Aladdin promete encantar um público de diferentes faixas etárias.  


ALADDIN, O MUSICAL 
Teatro Bradesco (1457 lugares) 
Bourbon Shopping São Paulo – Rua Turiassu, 2.100 – 3º piso – Pompéia  

Bilheteria: domingo a quinta, das 12h às 20h; sexta e sábado, das 12h às 22h. Aceita todos os cartões de credito e débito. Não aceita cheque.Vendas pela Internet: www.ingressorapido.com.br e telefone: 4003-1212

Sábado, às 17h. Domingo, às 15h.
Ingressos: de R$ 20 a R$ 80 

Duração: 100 minutos (intervalo de 10 minutos)
Classificação: Livre

Temporada: de 04 a 19 de dezembro

Eduardo Galvão - Especial Vencedores




Nascido no Rio de Janeiro em 1963, o grande vencedor da categoria Melhor Ator em Musicais possui um currículo invejável, sendo a maioria de seus trabalhos executados na Televisão.

Eduardo Galvão  estreava na TV em 1989 como o Régis de “O Salvador da Pátria” (Globo). Em seguida atuou na minissérie “Araponga” (1990) e em novelas como “Despedida de Solteiro” (1992) e “A Viagem” (1994), entre outras.

Destaque para seu trabalho em “Despedida de Solteiro”, em que interpretava Pascoal Papagaio, como um dos melhores de sua carreira. A parceria com Zezé Polessa em “Porto dos Milagres”, como o advogado Otacílio, também foi um momento positivo. 

Ainda na Globo o ator participou de humorísticos como “Os Normais”, “A Diarista”, “Casseta e Planeta” e “Sob Nova Direção. Participou ainda do programa “Caça Talentos”, ao lado de Angélica.

Em sua passagem por outras emissoras marcaram trabalhos como “As Pupilas do Senhor Reitor” (SBT), “Avassaladoras” (Record/2006) e "Um Menino Muito Maluquinho" (TVE Brasil/2006).

De volta à Globo em 2007, onde seu último trabalho havia sido na novela “Começar de Novo” (2004), Eduardo Galvão, participou da minissérie “Amazônia, de Galvez a Chico Mendes” e da novela “Paraíso Tropical”. Terminada sua participação , o ator aceitou convite da Band para atuar na novela “Dance, Dance, Dance” (2007/08), onde interpretou um vilão.

No cinema, atuou em “Tiradentes” (1999), “Minha Vida em Suas Mãos” (2001) e “Didi, O Caçador de Tesouros” (2006).

No final de 2008, o ator voltou para a Globo onde participou de um episódio do seriado "Toma Lá Dá Cá" e gravou o especial "Uma Noite no Castelo", que foi ao ar no início de 2009, como parte da programação de fim de ano da emissora.

No teatro, Eduardo Galvão inicia o ano de 2009 integrando o elenco do espetáculo musical "Gloriosa - 
A Vida de Florence Foster", ao lado da grande Marília Pêra

Em 2010, Eduardo Galvão integra o elenco do premiadíssimo musical “Gypsy“, de Möeller & Botelho. No mesmo ano, participou de um dos episódios do seriado "SOS Emergência" da Rede Globo.









domingo, 28 de novembro de 2010

Naíma & Sara Sarres - Especial Vencedores


O Blog Protocolado tem a honra de apresentar suas duas Vencedoras da categoria Melhor Atriz Coadjuvante em Musicais.  Naíma obteve 42% dos votos por sua atuação em Zorro - O Musical, mesmo percentual alcançado por Sara Sarres em Cats, ocorrendo assim um empate.


  - Naíma

Naíma cantora gaúcha radicada em São Paulo há mais de 15 anos, despontou para o Brasil com sua atuação no espetáculo “Cazas de Cazuza”.
No bar Passatempo, aonde cantou por 8 anos, dividiu o palco com alguns de seus ídolos, entre eles Toquinho - que a convidou para gravar uma faixa no CD e DVD “Passatempo – Retrato de uma Época”.
Amante de blues, fez parte da banda do maior guitarrista do estilo no país: Nuno Mindelis, no show “Blues on The Outside”, com a presença da banda americana Double Trouble, no Credicard Hall.


Em 2006 como solista do espetáculo “Sonho e Fantasia” produzido pela Disney, foi prestigiada por mais de 400 mil espectadores. Em 2008, se destacou como Amnéris em “Aida”. Sua brilhante interpretação lhe rendeu elogios da crítica e da mídia especializada.
Neste mesmo ano, gravou o primeiro CD de sua carreira, “Para Ouvir de Novo”. Em 2009 gravou o DVD “Para Ouvir de Novo”. O show emociona do início ao fim, e surpreende quando Naíma demonstra versatilidade, cantando em italiano “E Poi”.


Em 2010 Naíma alcança um dos pontos mais altos de sua carreira ao intepretar Inês em Zorro - O Musical, dona de uma atuação estrondosa e de um carisma enorme a cantora conquistou fãs assíduos que lhe acompanharão ao longo de seus próximos trabalhos.



 






















FONTE: Comunidade Naíma


-Sara Sarres
   
Um dos maiores nomes do Teatro Musical brasileiro, Sara Sarres é Brasiliense, iniciou seus estudos musicais aos 7 anos de idade, na Escola de Musica de Brasíia onde estudou piano, percussão erudita e canto. Estreou aos 15 anos na ópera A Flauta Mágica (Mozart) como A Rainha de Noite e a partir daí participou de várias montagens de óperas, concertos e grupos corais como solista.  Alem de lead singer de bandas de rock e pop nacional e internacional com grande destaque em sua cidade natal.

Fez o curso de ópera IVAI (Instituto de Artes Vocais de Israel) em Tel Aviv, onde estudou com grandes nomes da ópera na atualidade como, Joan Dornemann, Mingon Dunn, Richard Barret; teve aulas de atuação com Ned Canty, John Norris, Ira Siff e Teatro Musical com Dan Gattinger-NY; Estudou canto lírico em Milão com Rita Patané. É aluna do Maestro Marconi Araújo desde os 13 anos.

Estudou  interpretação para cinema no Studio Fátima Toledo, na Academia Internacional de Cinema com Christian Duhrvoort e Balé Clássico no Studio 3 com José Ricardo Tomaseli.

Em São Paulo protagonizou os espetáculos O Fantasma da Ópera como Christine, Les Misérables como Cosette, Godspell (dirigido por Miguel Falabella) como Maria Magdalena, O Mágico de Oz como Glinda, Cole Porter como Bessie, Comunitá como Antônia, Emoções que o tempo não apaga , West Side Story como Anita, dirigido por Jorge Takla e mais recentemente  CATS como Jellylorum com temporadas no Teatro Abril e Vivo Rio

Com a participação no espetáculo CATS se torna a única cantriz no Brasil a ter em seu curriculo os 3 espetáculos mais vistos do mundo são eles: "Les Misérables", "O Fantasma da Ópera" e "Cats". Sara ainda não revela seus próximos trabalhos, mas já sabemos que eles já estão confirmados.









                         

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Gerson Steves - Especial Vencedores


Ator, diretor e professor de Teatro Brasileiro, esse é Gerson Steves. Em seus 25 anos de carreira o multifacetado profissional é formado em Propaganda e Marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero. Teve seus estudo em teatro iniciados na hoje popularizada Teatro Escola Macunaíma. Cursou mestrado em Artes Cênicas pela UNESP. 

Seu extenso curriculo como ator inclui os renomados espetáculos: Vestido de Noiva - 1987 (Dir. Márcio Aurélio), Sonho de Uma Noite de Verão - 1991 (Dir. Cacá Rosset), Auto da Barca do Inferno- 1997 (Dir. Cleusa Borges), Brasas no Congelador - 2006 (Dir. Gerald Thomas), A Megera Domada - 2008 (Dir. Cacá Rosset) e o recente sucesso Zorro - O Musical - 2010 (Dir. Roberto Lage), além de trabalhos na televisão em A Viagem - Rede Globo, Antônio dos Mlagres - Rede CNT e Chiquititas (SBT-Telefe). 

Como diretor esteve a frente de produções renomadas como:  Esperando Godot -1996, Solidão a Dois - 1998,  Notícias de Mim - 2001, Me Incluia Fora Disso - 2008/2009 e a mais recente A Bomba Anatômica - 2009. 

Como professor, Gerson atuou como coordenador de cursos nas Oficinas Culturais da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, projeto ao qual está ligado desde então nas unidades: Jacob Schick, Amácio Mazzaropi, Oswald de Andrade, Raul Seixas e Carlos Gomes. Foi professor de teatro em instituições como o Teatro Escola Macunaíma, a Oficina de Atores Nilton Travesso, Incenna e Recriarte. Pertenceu ao primeiro grupo de orientadores de teatro do Projeto dos CEUs, estando sediado por 2 anos no CEU Rosa da China (2003/2004), orientando jovens e grupos amadores da região.

Trabalhos como visagista e produtor também estão presentes em sua vida. 

Em 2010 Gerson alcança uma grande popularidade ao interpretar Sargento Garcia em Zorro - O Musical que esteve em cartaz no Teatro das Artes - Shopping Eldorado e tinha no elenco atores como: Camilla Camargo, Naíma, Jarbas Homem de Mello, Cláudio Curi e Luiz Araújo. 

O Blog Protocolado tem a honra de ter como um de nossos vencedores um profissional tão completo e de tamanha contribuição ao Teatro Brasileiro.





terça-feira, 23 de novembro de 2010

Charles Möeller & Cláudio Botelho - Especial Vencedores


  O Protocolado tem a honra de apresentar os nossos vencedores na categoria "Melhor Direção em Musicais", a dupla de diretores mais famosa do Brasil, Charles Möeller & Cláudio Botelho são responsáveis pela maioria dos grandes espetáculos ja montados por aqui

  Ator, diretor, cenógrafo e figurinista, esse é Charles Möeller, nascido e criado em Santos (SP) , Charles deixa a cidade aos  16 anos mudando-se para São Paulo onde integraria o CPT – Centro de Pesquisa Teatral, fundado pelo diretor Antunes Filho.  Aspirante à arquiteto, Charles torna-se auxiliar de JC Serroni, um dos maiores cenógrafos da atualidade. 


Seu currículo como Ator inclui trabalhos como: “A Gaivota” (direção: Jorge Takla, 1996), Masther Harold e os Meninos” e  “Outra Vez” (direção: Sérgio Viotti). Como figurinista assinou espetáculos como: “O Médico e o Monstro”, de Robert Louis Stevenson, 1994. Trabalhou também na televisão em novelas conhecidas como: “Ana Raio e Zé Trovão”e "Xica da Silva", porém seria no Teatro Musical que Charles tornaria-se referência brasileira do gênero.

Ator, cantor, diretor e versionista, um dos maiores nomes do Teatro Musical Brasileiro, Cláudio Botelho nasceu em Araguari (MG) onde viveu até 1992, mudou-se para o Rio de Janeiro no mesmo ano estudou teatro na UNI-RIO, Letras na UERJ e graduou-se como ator na Casa das Artes de Laranjeiras – CAL. 

Foi protagonista de inúmeros musicais, tais como: “Os Fantástikos“, “Musicais in Concert“, “De Rosto Colado“, “Hello Gershwin” , “Suburbano Coração“, “Lupicínio e outros Amores” e “Company


Seu currículo como versionista, supera qualquer adversário, tendo trabalhado em quase todas as produções internacionais que foram montadas no Brasil, Cláudio faz de sua assinatura uma marca de qualidade àqueles que prestigiam o mundo dos Musicais, suas versões incluem: “Les Misèrables“, “O Beijo da Mulher Aranha“, “Victor ou Victoria“, “Candide“, “Company“, “A Bela e a Fera“, “Chicago“, “O Fantasma da Ópera“, ” My Fair Lady“, Miss Saigon“, Sweet Charity“, “Side By Side By Sondheim“, “Company“, “West Side Story“,  “A Noviça Rebelde“,  “Avenida Q“, “O Rei e Eu” e “Jekyll & Hyde: O Médico e o Monstro” e o mais recente "Mamma Mia!"

Juntos a partir do musical "As Malvadas", Charles Möeller e Cláudio Botelho produziram os premiadíssimos musicais: “A Noviça Rebelde”, “Gypsy”, “O Despertar da Primavera”, “Avenida Q”, “Ópera do Malandro”, “Company”, “Beatles num Céu de Diamantes”, “7 – O Musical”, “Suburbano Coração”, “Sassaricando”, “Cole Porter – Ele Nunca Disse que me Amava” e “Sweet Charity” o estreante "Hair" entre outros, além de  “Dalva & Herivelto” produzido para a Rede Globo de Televisão. 

Para 2011 a dupla cogita produções como "Nine", "Annie" além do esperado musical inspirado nas canções do Rei Roberto Carlos. 

À dupla nosso agradecimento pelos lindos momentos proporcionados através de seus espetáculos e o desejo de sucesso nos anos que virão 






sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Vencedores - Destaques do Mês de Outubro



MELHOR MUSICAL 
 

ZORRO - O MUSICAL (55%)
Cats (19%)
Gypsy (18%)  



MELHOR DIREÇÃO EM MUSICAIS


CHARLES MÖELLER & CLÁUDIO BOTELHO - GYPSY (45%)
Roberto Lage - Zorro (30%)
Miguel Falabella & Cininha de Paula - A Gaiola das Loucas (17%)


 

MELHOR ATOR EM MUSICAIS

 
EDUARDO GALVÃO - GYPSY (60%)
Diogo Vilela - A Gaiola das Loucas (10%)
Miguel Falabella - A Gaiola das Loucas (9%)  




MELHOR ATRIZ EM MUSICAIS



CAMILLA CAMARGO - ZORRO (47%)
Totia Meireles - Gypsy (33%)
Paula Lima - Cats  (9%)

 

MELHOR ATOR COADJUVANTE EM MUSICAIS


GERSON STEVES - ZORRO (43%)
André Torquato - Gypsy (42%)
Cleto Baccic - Cats (11%)  




MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM MUSICAIS


 

NAÍMA - ZORRO (42%)
SARA SARRES - CATS (42%)
Renata Ricci - Gypsy (10%)




Gostou dos Vencedores? Então aguarde, pois na próxima semana publicaremos um especial sobre cada um deles.  Agradecemos a expressiva votação deste mês e já deixamos avisado que no dia 10 de Dezembro publicaremos os indicados a Destaque do Mês de Novembro.  Nos acompanhe no twitter (@blogprotocolado), promoções e muito mais você só encontra lá !



terça-feira, 9 de novembro de 2010

Promoção Avenida Q


 PROMOÇÃO ENCERRADA !


O @blogprotocolado em parceria ao @AvenidaQ está sorteando 6 pares de ingressos para as sessões de Sexta (12) as 21hs, Sábado (13) as 21hs e Domingo (14) as 18hs

Os sorteios funcionarão da seguinte maneira:

Quinta-Feira (11) sortearemos 2 pares de ingressos para a sessão de Sexta (12) as 21hs
Sexta-Feira (12) sortearemos 2 pares de ingressos para a sessão de Sábado (13) as 21hs e Domingo (14) as 18hs

 Para participar é necessário que se dê RT na seguinte frase:

  Siga o @blogprotocolado e dê RT para concorrer a ingressos para o  musical @AvenidaQ na faixa!  http://migre.me/26wYa

 Boa Sorte a todos !
  

sábado, 6 de novembro de 2010

Protocolado Entrevista: Pati Amoroso.


 Atriz e cantora, tendo estudado com Bruce McDonald. Formou-se em Teatro Musical no curso intensivo do NYFA e o de coaching com VP Boyle. Estudou jazz, ballet, sapateado americano e irlandês no Brasil e, no BDC-NY, com profissionais da Broadway, Patrícia Amoroso estreia sua primeira megaprodução, "Mamma Mia!". 

Em entrevista ao Protocolado, Pati nos conta os detalhes das audições e fala sobre a escolha de ser atriz. 

Acompanhe a entrevista: 

Protocolado - Como é atuar ao lado de Kiara Sasso e Saulo Vasconcelos uma vez que ambos são considerados atualmente os maiores nomes do Teatro Musical brasileiro?
R: É uma honra trabalhar com esses dois atores tão talentosos. Eu já havia conhecido o Saulo em um curso de musical (Circuito Broadway) alguns anos atrás. Ele sempre foi muito fofo comigo, quando entrei no Mamma Mia! sabia que iria ter uma relação bem gostosa com ele. Kiara foi uma surpresa maravilhosa, eu a conhecia só de nome, mas sabia que teríamos muito em comum pela nossa formação. Quando nos encontramos pessoalmente vi que estava certa! Os dois me tratam realmente como uma filha e com toda paciência e humildade me passam o conhecimento da longa carreira que carregam.
Além desses dois grandes veteranos do teatro, também tenho a honra de dividir o palco com outros atores de grande porte como Andrezza Massei, Rachel Ripani, Cleto Baccic, Carlos Arruza entre outros. É uma maravilha de elenco!
 Protocolado -Como aconteceu o processo de estudos para as audições de “Mamma Mia”? Você esperava ser escolhida para o papel?

R: As audições começaram no ano passado. Foi a primeira vez em que eu subi no palco do Teatro Abril, lembro de chegar em casa e falar pra minha mãe “já posso dizer que cantei no palco to Teatro Abril”, a emoção já começou ali. Eu havia preparado somente uma musica (uma das minhas favoritas da Broadway) com o meu professor de canto Bruce Mcdonald. Estudamos os 32 compassos que queria cantar e fizemos os cortes necessários. Recebi um e-mail após algumas semanas dizendo que havia sido selecionada para os testes do próximo semestre. Assim, em 2010, já como Chanel (em “Bark! Um Latido Musical”) fui chamada para as audições em frente a banca americana. Após um longo processo de duas semanas fui escolhida para fazer o papel da Sophie.
No último teste para os americanos tive que cantar uma das musicas do espetáculo já traduzida, fui obrigada a recomeçar 3 vezes pois não tinha decorado a letra direito... isso acabou me deixando sem esperanças de conseguir o papel, mas depois de alguns dias na expectativa recebi a ligação!! Foi uma festança!
Protocolado - “Mamma Mia” lhe traz uma grande responsabilidade, principalmente por ser baseado em canções do Abba, sucesso Mundial na década de 70. Foi difícil lidar como essa cobrança por parte do público e crítica?
R: Por essa peça já ter rodado o mundo todo, e tido um imenso resultado com as versões em cada país, sabia que não seria nada diferente aqui no Brasil. A cobrança por parte do público realmente existe pois os amantes do ABBA resistem em aceitar que essas canções pudessem manter seu valor mesmo não sendo em inglês, mas Claudio Botelho fez um excelente trabalho e acredito de coração que todas as traduções terão o sucesso esperado. Como fui alfabetizada primeiro em inglês, creio que se tivesse algo a estranhar seria a primeira a falar, mas posso dizer que a sonoridade das musicas do grupo estão sendo muito respeitadas, e para agradar os fãs fechamos o espetáculo com um pot-pourri incrível, todo em inglês. Quanto à critica, teremos a resposta somente com o decorrer da temporada, mas com as respostas que temos obtidos do público dos ensaios abertos estamos bem confiantes!
Protocolado -O que você espera para a estreia oficial que ocorrerá no dia 11 de Novembro?
 R: Eu espero que o elenco esteja muito confiante, com muita animação, afinação e boa energia! Espero ver toda a platéia dançando e cantando loucamente no final! Espero muitos aplausos, risadas e lágrimas de felicidade. 
Protocolado -Quando decidiu ser atriz e qual o papel de sua família na decisão?
R:  Quando eu tinha 3 anos de idade eu já ficava em pé na mesa da sala da minha avó e cantava músicas da Disney, eu fui crescendo e continuei me interessando pela interpretação, porém nunca achei que fosse fazer disso minha profissão. Quando minha avó falou que eu deveria deixar de pensar em ser médica e seguir a carreira, olhei pros meus pais esperando risadas e bufadas, mas não foi nada disso, muito pelo contrário, os dois concordaram plenamente com a sugestão! Assim, conheci o Bruce Mcdonald, meu mentor, e fui sendo treinada e dirigida por ele em grandes produções de musicais como “A Funny Thing Happened on The Way to the Forum”, “Cabaret”, “Fools”, etc... Minha família toda me apoiou na decisão, o mais importante para eles é que eu continue sempre estudando, e é exatamente isso o que faço.
Protocolado -  Em “Mamma Mia” você é quem faz a abertura, ou seja, o primeiro contato do público com o espetáculo é feito por você. Como você encara isso já que faltam pouquíssimos dias para a estreia?
 R: Fiquei um pouco nervosa na abertura do primeiro ensaio aberto, tanta expectativa do público e aquele sentimento no coração de querer agradar todo mundo, mas a partir da segunda musica até hoje não fiquei mais nervosa. Amo estar no palco e quanto mais gente sorrindo pra mim, melhor! No dia da estréia vou estar praticamente abrindo as cortinas para começar o espetáculo e mostrar a todos o quão lindo está o espetáculo.
Protocolado - Como uma grande fã de musicais, quais são os seus favoritos?
R: Sou VICIADA em musicais! É muito difícil escolher os meus favoritos, pois estou sempre mudando, mas dos musicais recentes: Jersey Boys, A Little Night Music, Drowsy Chaperone, Legally Blonde, e claro, Wicked.
Protocolado -Quais os cuidados com a voz e com o corpo você tem tido antes e após as apresentações?
R: Eu sempre faço os alongamentos necessários antes e depois do show. Como o palco é inclinado, a coreógrafa da Broadway, Janet, ensinou como se cuidar pra não ter lesões musculares. Nos Estados Unidos, todos levam muito a sério o “voice therapy”; todos os professores de canto dão exercícios não só pro canto mas também pra voz falada. Aqui nós ainda não temos muito esta cultura, mesmo assim, faço sempre os exercícios que aprendi, além dos cuidados constantes: não bebo, não fumo, não como nada com lactose, não sou muito de sair pra bares/baladas (só de vez em quando, é necessário, ninguém é de ferro né?) então tenho muito cuidado pra não ficar com a voz cansada. Faço uma naso-laringoscopia de check-up a cada 6 meses pra manter a corda bonita e saudável. Cada um tem o seu jeito de se cuidar, eu sou muito “nerd” com essas coisas então me agrado sabendo que estou me cuidado ao máximo.
Protocolado - Você acha importante profissionalizar-se independente do talento?
 R: Sim, acho extremamente necessário fazer um curso de formação. Eu aprendi que o ator nunca deve parar de estudar, ele sempre precisa procurar cursos para expandir o conhecimento. Talento é necessário, mas não adianta nada se não tiver técnica. 
Protocolado - Toda a sua formação em Teatro Musical foi feita em outros países. Você acredita que no Brasil há instituições capazes de formar atores para musicais capacitados para atuar em grandes produções?
 R: O Brasil está crescendo muito nesse “ramo”, fiz vários cursos aqui como “Circuito Broadway”, “Macunaíma”, “Escola 4ACT”, que recomendo para quem tiver interessado em exercer esta área da arte musical. Acho que ainda precisamos de mais cursos voltados para o teatro musical, que foquem tanto na atuação quando na dança e no canto. Vejo que o mercado brasileiro precisa desenvolver mais o “ator-cantor” pois no mercado o que mais se vê são cantores somente, bailarinos, ou atores. Vejo com o Mamma Mia! que rapidamente o mercado está se adaptando a essas exigências. 
Protocolado - Quais as dicas que você daria para quem deseja iniciar uma carreira no Teatro Musical ?
R: Estude, muito. Faça aulas de canto (lírico, speech-level singing, e belting), dança e interpretação. Observe o mundo e como as pessoas ao redor agem, pois você representará este universo. Estude a história do teatro musical e do cinema pois tudo se entrelaça. Não deixe de cuidar da voz, do corpo, e da mente. Ame o que faz e nunca desista!

Protocolado - Agradecemos a atenção da assessora Márcia Stival e da disponibilidade e simpatia da querida Pati Amoroso, torcemos para que a temporada seja de grande sucesso. "Mamma Mia!" estreia dia 11 de Novembro no Teatro Abril em São Paulo. Trata-se de um trabalho muito bem feito e com um elenco talentosíssimo. Compre seu ingresso AQUI !